Zona Norte Notícias – A insegurança na Zona Norte

O jornal Zona Norte Notícias, de Sorocaba, veiculou em sua edição impressa de agosto reportagem a respeito da falta de policiais no Deinter 7, composto por 79 cidades. Dados do Defasômetro do SINDPESP apontam que a região é a vice-campeã no ranking regional do estado de São Paulo com o maior deficit de policiais civis: faltam cerca de mil profissionais, cerca de 44% previsto em lei.

Em julho, a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, esteve em Sorocaba para conversar com os delegados da região e conhecer os problemas enfrentados pela Polícia Civil local. Ela falou sobre a demora na abertura de concursos públicos e na contratação dos aprovados. “Tivemos um concurso em 2013 que irá se expirar em menos de um mês, e até o presente momento os aprovados não foram nomeados, exemplo dos peritos. Existe um grande hiato temporal na abertura dos concursos”, ressaltou Raquel.

A defasagem de policiais também influencia diretamente. Segundo a presidente do SINDPESP, deixar de investir na Polícia Judiciária, que tem a atribuição legal e constitucional de investigar, é deixar a população desprotegida, vulnerável, à mercê da criminalidade, e não se dá a certeza do castigo para aquele que pratica o crime. “A falta de estrutura para a Polícia Judiciária coloca a sociedade como vítima e refém da criminalidade. Aquele governo que teve o apoio e a confiança do povo para se eleger como gestor tem que corrigir essa deficiência o mais rápido possível, afinal, a segurança pública faz parte do tripé dos direitos sociais. É uma obrigação investir em segurança pública, não só uma opção política”, relatou Raquel.

A delegada frisou ainda que, por enquanto, não existe nenhuma sinalização de melhora por parte do governo estadual, somente promessas. “O que esperamos é que com essas visitas nos Deinters do interior do Estado de São Paulo, onde estamos apresentando as principais deficiências locais e de cada região, o governador aceite os seus erros e os corrija o mais rápido possível. Afinal, não é possível que estejamos no estado mais rico da federação e com a população desprotegida” finalizou.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu