Presidente

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

JACQUELINE VALADARES DA SILVA ALCKMIM

Instagram
CONHEÇA A PRESIDENTE

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) | Triênio 2022-2025

Formada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Especialista em Direito Penal, em Processo Penal, e em Inteligência Policial

Delegada de Polícia Civil no Estado de São Paulo desde 2012

Palestrante de temas relacionados à Segurança Pública e à Violência contra Grupos Vulneráveis, com ênfase em Mulheres, Crianças e Adolescentes

Delegada titular da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo por sete anos

Atuou como plantonista no 3º e no 16º Distrito Policial (DP)
Indicada ao Prêmio Melhor Delegada de Polícia do Brasil de 2022 – Categoria Destaque | Outorga do Portal Nacional dos Delegados

Docente em cursos voltados a concursos policiais e pós-graduação

Fundadora do Movimento Mulheres na Segurança Pública

É, ainda, autora de obras jurídicas voltadas à Defesa da Mulher e à atuação policial, tais como:“Lei Maria da Penha – Comentários, artigo por artigo e estudos doutrinários”; “Combate à Violência contra a Mulher – Medidas Protetivas e Lei Maria da Penha”; “Direito Policial – Temas Atuais”; “Preparando para Concursos – Direito Civil – Carreiras Jurídicas”.

GALERIA DOS PRESIDENTES 

Confira todos os delegados que já presidiram o Sindicato dos Delegados de Polícia do
Estado de São Paulo desde a sua fundação em 1989.

timeline_pre_loader
1989 - Fundação

1989 - 1992

JOÃO KISS PATERNO

 

Primeira gestão eleita para presidier o Sindpesp tomou posse no dia 20 de dezembro de 1989, tendo João Kiss Paterno como presidente.

A escolha de seu nome se deu em razão da sua grande capacidade comunicativa, que fora vista pelos colegas engajados como um importante capital para a projeção do sindicato com os colegas do interior de São Paulo e com a mídia da época, jornais e televisão, o que permitiria maior visibilidade do sindicato, chamando atenção para as suas causas e criando maior possibilidade de adesão de outros coelgas de classe e conscientização da sociedade.

2º GESTÃO

1993 - 2004

PAULO ROBERTO
SIQUETTO

 

Dando continuidade à mobilização que criou osindicato e às manifestações políticas nos primeiros anos da nova ordem jurídica estabelecida pela Constituição Federal de 198, a nova diretoria da entidade tomou posse no dia 2 de dezembro de 1992, sendo eleito presidente o delegado Paulo Roberto Siquetto.

Uma das grandes conquistas da gestão de 1998-2001 foi a instauração da biblioteca Dr. Murilo de Macedo Pereira na sede do Sindicato.

3º GESTÃO

2004 - 2010

JOSÉ MARTINS LEAL

 

A gestão da diretoria presidida pelo delegado José Martins Leal (In Memoriam) é rememorada pela classe sempre como uma gestão muito colaborativa.

Tomando posse no dia 2 de dezembro de 2004, já no mesmo mês, a diretoria se reuniu em Assembleia para discutir “a necessidade de se angariar novos sócios”, “a captação de recursos através de palestras em condomínios e trabalhos de conscientização” e ainda as formas de “convencimento da sociedade civil em razão das nossas reinvindicações, visando à melhoria da instituição policia civil”.

4º GESTÃO

2010 -2016

GEORGE HENRIQUE
MELÃO MONTEIRO

 

A história de George Henrique Melão Monteiro, ou somente George Melão (como prefere ser chamado), com o sindicato se iniciou com a sua filiação em 1993, quando tinha sob seu comando a delegacia Cidade Tiradentes, na periferia da Zona Leste.

Compondo uma das chapas concorrentes à diretoria do sindicato, George Melão foi eleito presidente no dia 2 de dezembro de 2010.

5ª GESTÃO

2017 - 2022

RAQUEL KOBASHI
GALLINATI LOMBARDI

 

Em outubro de 2017, Raquel Kobashi Gallinati Lombardi foi eleita com 72% dos votos, em um pleito com uma participação bastante expressiva e sendo então a primeira mulher eleita para ocupar o cargo de presidente do Sindpesp.

Raquel iniciou sua atuação com o estreitamento do contato com os colegas delegados de polícia de todo o Estado, o que permitiu a realização de um preciso diagnóstico sobre a falta de investimento do governo na Polícia Civil e explicitou as condições e necessidades da classe em seu cotidiano.

GESTÃO ATUAL

2023 - 2025

JACQUELINE VALADARES
DA SILVA
ALCKMIN

 

Jacqueline Valadares assume comando do Sindpesp para o triênio de 2023-2025, e promete continuar a luta pelo fortalecimento da Polícia Civil no estado.

Segunda mulher a chegar à Presidência na história da entidade, ela também se comprometeu a cobrar os poderes constituídos para que a Segurança Pública de SP seja mais eficaz no combate ao crime.

Menu