O portal de notícias da Universidade Presbiteriana Mackenzie publicou na última quinta-feira (29/08) reportagem sobre a palestra ministrada na quarta-feira (28) pela presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, na Semana do Advogado, evento promovido pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior, em parceria com a Faculdade de Direito da universidade. O encontro também contou com a participação da presidente do SINDPF SP e diretora da ADPF, Tania Prado, do presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita e do delegado de polícia Arnaldo Rocha Junior.
Em sua palestra, Raquel afirmou que o maior desafio na atuação do delegado, hoje em dia, está na falta de autonomia institucional. “O que nos deixa totalmente vulneráveis a ingerências políticas de todas as formas, sejam econômicas, sociais. A falta de autonomia faz com que uma instituição de Estado, que é a Polícia Judiciária, tanto civil como federal, fique à mercê das equivocadas políticas de governo”, afirmou.
Segundo ela, tais políticas equivocadas podem, muitas vezes, enfraquecer a instituição. “Temos a atribuição legal e constitucional de investigar, independentemente de quem seja e de qual crime tenha praticado, afinal, a lei vale para todos”, destacou Raquel.
“É uma alegria falar sobre a carreira de delegado durante a Semana do Advogado aqui do Mackenzie. Também sou mackenzista e uma felicidade e nostalgia imensas me acometeram ao entrar aqui novamente”, completou a presidente do SINDPESP. Ela, que ingressou no Mackenzie em 1994, afirma que sabia, já na época, qual era a carreira que queria seguir. “Tive como orientador Adalberto Camargo Aranha e minha monografia foi sobre delitos e penas, sempre amei Direito Penal”, relembrou.
Leia na íntegra: https://bit.ly/2jXAI9L