O portal de notícias da TV Jaguari, de Cosmópolis, publicou nesta quarta-feira (07/08) reportagem sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha e os projetos de lei relacionados ao tema que tramitam na Câmara dos Deputados. A reportagem aborda quais pontos esses projetos precisam avançar para de fato, terem poder de prevenir e frear o avanço dos casos de violência doméstica na sociedade brasileira.
A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, falou sobre a importância em educar a sociedade para combater a raiz dos casos de violência doméstica, e avaliou os avanços que a lei proporcionou na sociedade brasileira. “É uma situação complexa e não pode ser solucionada de forma rasa com uma ou outra lei. Há um contexto multifatorial que envolve a violência contra a mulher, desde a cultura da nossa sociedade patriarcal e machista, até a educação da sociedade. Colocar tudo a crivo e encargo da legislação é uma irresponsabilidade, um contrassenso”, afirmou Raquel.
A delegada defendeu, ainda, a adoção de uma lei que criminalize o stalking, uma modalidade de violência contra a mulher que foi impulsionada pelo crescimento da internet. “É necessário tipificar o stalking como crime porque essa é uma deficiência na legislação brasileira que prevê penas muito brandas para a prática”, apontou Raquel. Para ela, a medida teria o poder de intimidar aqueles que praticam ou pretendem praticar esse crime. “É um passo importante para ajudar na punição e combate a crimes contra a mulher”, completou.
Leia na íntegra: https://bit.ly/2GWPCFs