Terra – Portal repercute fala de Jacqueline Valadares sobre o aumento no índice de feminicídios

Terra repercute fala de Jacqueline Valadares, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), sobre o aumento no índice de feminicídios no atual Governo do Estado de São Paulo e a falta de condições para a investigação nas Delegacias da Mulher.

O Sindpesp tem como base os recentes dados divulgados pela Lupa, que confrontou o plano de governo da gestão vigente com o que foi realizado.

Das oito promessas para a Segurança Pública dos governadores João Doria e Rodrigo Garcia, ambos do PSDB, seis não foram integralmente cumpridas. O estudo considerou os nove primeiros meses de cada ano do vigente mandato, que encerra em 31/12/2022.

“Ao meu ver, não adianta inaugurar o prédio, colocar para funcionar 24 horas, e não ter estrutura para o atendimento. Tem delegacias da mulher que, hoje, tem 1,3 mil, 1,5 mil, 1,8 mil inquéritos, sendo que não há condições de investigação. Falta servidor, falta viatura. Não adianta ter só o prédio. Além disso, combate à violência doméstica não se faz só com Segurança Pública. É preciso investimentos em outros setores, como Social e Educação, além de uma política pública de acolhimento multidisciplinar”, defende Jacqueline.