A Rádio Pop da Emissora Rede Aparecida de Rádio entrevistou Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, presidente do SINDPESP no programa Jornal Regional desta sexta (7/08) para comentar as denúncias de violência doméstica e o aniversário da Lei Maria da Penha.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, no estado foram registrado mais de 5 mil boletins com denúncias de violência doméstica. Fabio Vieira, locutor da rádio questionou a delegada, sobre o papel da polícia civil durante o período de pandemia.
“A Lei Maria da Penha completa 14 anos em agosto e veio para ampliar a forma de proteção da mulher vítima de violência doméstica. Apesar dos avanços percebemos que existem muitas situações que poderiam ser solucionadas em um ambiente familiar, se tivéssemos uma conscientização social.” declara a delegada.
Raquel ressalta que os relacionamentos devem ser baseados em respeito e amor e nunca em violência, e alerta que os números de casos de violência doméstica subiram no mês de março no início da quarentena, porém nos meses seguintes as denúncias caíram de forma drástica. “Não é possível avaliar ainda se os casos diminuíram ou se estamos vivendo uma subnotificação, por conta da pandemia.” explica Raquel.
A delegada ressalta que hoje é possível denunciar por meios eletrônicos, e que isso dinamiza o papel da polícia que pode tomar providências de forma mais rápida e eficaz. Fica o alerta para quem precisa denunciar qualquer caso referente a violência doméstica, o site é www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br
Veja a entrevista: