O portal do jornal O Município, de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, publicou nesta segunda-feira (10/02) reportagem sobre o déficit de policiais civis nas cidades da região, que contam apenas com sete delegados para atender municípios abrangidos pela Delegacia Seccional.
Além de São João, o órgão é responsável por atender Aguaí, Águas da Prata, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, São Sebastião da Grama e Vargem Grande do Sul.
Foi publicada sábado (1º), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a nomeação de 250 delegados de polícia aprovados em concurso. Após a posse, eles iniciarão o curso na Academia de Polícia (Acadepol) e, posteriormente, serão distribuídos por todo o território paulista. Apesar desta quantidade de contratações, o déficit ainda é grande.
Segundo o SINDPESP, esta contratação ainda é insuficiente em razão da defasagem de profissionais na instituição. “A defasagem de delegados é um problema que vem sendo amplificado ao longo destes mais de 20 anos, quando a falta de investimentos na instituição e na reposição dos quadros de policiais criou um abismo cada vez maior se comparado com o crescimento populacional”, enfatizou a delegada Raquel Kobashi Gallinati, presidente do sindicato.
De acordo com ela, um levantamento estatístico aponta que, desde janeiro de 2016, o total de provimentos de novos delegados chega a 530 profissionais, já considerando os 250 do último anúncio.
Leia na íntegra: https://bit.ly/39rKhBX