JSZN – É preciso adotar medidas amplas para combater feminicídios

O jornal Semanário da Zona Norte publicou hoje (13/09), em edição impressa, reportagem sobre o aumento dos índices de violência contra a mulher este ano, que revelam a urgência em adotar medidas amplas para combater o problema. A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, foi a especialista consultada para falar sobre o assunto.

Para ela, é preciso criar campanhas educativas sobre o problema; ampliar os programas de atendimento multidisciplinar às vítimas e recompor o efetivo da Polícia Civil para conseguir atender à determinação do governador João Doria de expansão do funcionamento 24 horas das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM).

Com uma defasagem de 14.206 profissionais, uma rotina de acúmulo de funções e sobrecarga de trabalho, não há como expandir o funcionamento destas especializadas sem a imediata recomposição dos quadros. “Não há policiais para atender em todas as unidades da Polícia Civil. Em muitas cidades temos delegados respondendo por até cinco unidades. Reforçar as equipes nas DDMs para atender a uma medida do governador certamente aumentará a defasagem em outras unidades”, afirmou Raquel.

“É preciso também pensar a violência doméstica como uma ampla questão social. Não basta apenas dar atendimento policial, é preciso oferecer orientação psicológica, jurídica, social e, muitas vezes, ajudar a vítima ser independente. Como problema multifatorial, o combate tem que ser multifatorial também”, completou a delegada.

Leia na íntegra:

A reportagem também está disponível no portal online JSZN: https://bit.ly/2kmfZgc

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu