O JR News, da Record News, veiculou nesta sexta-feira , 15 de março, entrevista conduzida pelo jornalista Heródoto Barbeiro, com a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, sobre a criação do sistema nacional de dados sobre criminalidade, anunciado nesta sexta pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Raquel avaliou que a iniciativa se baseia em conhecimento e técnica para combater com seriedade a criminalidade. “Aqui no Estado de São Paulo, há muitos anos esse sistema é utilizado para que possamos ter informações das incidências dos crimes e esses dados são retirados dos boletins de ocorrência. Eu elogio a iniciativa no Ministro, que foi o primeiro a criar essa ação com tecnicidade para combater e implementar políticas de combate ao crime”, analisou.
Ela também falou sobre a interligação dos dados entre os estados por meio do sistema. “Com a tecnologia implantada em âmbito nacional, vai ocorrer a interligação de dados entre os estados. Aqui em São Paulo, existe também a divulgação de incidência de vários crimes por meio da Secretaria de Segurança Pública. São dados que são expostos e divulgados para imprensa e sociedade em geral, como uma justificativa de quais políticas o órgão está utilizando para o combate desses crimes”, ressaltou.
Assista a entrevista na íntegra: