O Jornal da Record News veiculou, na última sexta-feira (09/08), debate sobre a Lei de Execução Penal (LEP), que prevê o direito à “saidinha” de detentos da prisão em feriados. O debate contou com a participação da presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, e do especialista em Direito e Processo Penal, Yuri Sahione.
Raquel apontou que os índices de criminalidade aumentam de forma significativa nas épocas em que ocorrem as “saidinhas”. “Dados da Secretaria de Administração Penitenciária mostram que os crimes aumentam sim nas ocasiões que possibilitam as saídas temporárias dos presos e nós, que atuamos diretamente no combate de crimes, também percebemos esse aumento. Além disso, 6% daqueles que saem não retornam de forma espontânea”, explicou.
“Não é correto que a sociedade fique à mercê da criminalidade a partir do momento em que o poder público não pode dar estrutura suficiente, como é a realidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo, pois temos um deficit que supera 14 mil policiais. Se tivermos que escolher a ponderação de valores, escolhemos o cidadão de bem”, afirmou.
Assista na íntegra abaixo ou pelo link: https://bit.ly/2yZ2JS5