Folha – Projeto prevê aulas para que juízes e promotores criem empatia pelas vítimas

O jornal A Folha de São Paulo divulgou na última semana (24) matéria a respeito de um projeto que tramita no Congresso Nacional, para promover o acolhimento de vítimas de crimes como violência sexual, domestica, policial e racial. O PL n.3890/2020 foi idealizado por um grupo de profissionais da área jurídica, de saúde, religiosos e entidades da sociedade civil de São Paulo, liderados pela promotora Celeste Leite dos Santos, do Ministério Público de São Paulo. A presidente do Sindpesp, Raquel Gallinati, integra o grupo de estudo responsável pelo projeto.

O plano inclui uma série de medidas, sendo a principal delas despertar nas autoridades um olhar especial para as vítimas –e não só para os crimes. Entre as medidas previstas pelo “Estatuto das Vítimas”, como é chamado Projeto de Lei 3890/2020, está, por exemplo, a implantação nas escolas de juízes e promotores de aulas sobre vitimização, “a fim de aumentar a sensibilização” desses profissionais.

Leia mais:https://bit.ly/3rAuASM
Conheça o PL: aqui