O jornal Folha de S. Paulo publicou hoje (04/10), em edição impressa, reportagem sobre o ranking salarial da Polícia Civil, divulgado pelo SINDPESP. Segundo a pesquisa, São Paulo, o estado mais rico do país e o segundo com a maior renda per capita, paga um dos menores salários do Brasil para seus delegados de polícia, na comparação com outras unidades federativas
Para a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, o fato de estados mais pobres pagarem salários maiores que São Paulo mostra que “valorizar a carreira policial não é uma decisão econômica, mas política”.
No último mês, o Sindicato entregou ao governo Doria um relatório sobre as condições de trabalho dos agentes. Segundo o relatório, entre 2013 e 2018, o salário dos agentes subiu 11,2%, enquanto a inflação chegou a 36% no período.
“Não temos condições para fazer o trabalho que a população de São Paulo merece, que é um trabalho de excelência. O governo coloca como principal vítima a sociedade, dando margem para os bandidos atuarem”, afirma Raquel.