Foi publicado ontem (17/06), em diversas mídias brasileiras, matéria sobre a necessidade de novos concursos públicos devido ao aumento de servidores aposentados.
O projeto de Lei Complementar nº 173/20 de ajuda aos estados e municípios, sancionado recentemente pelo governo federal, tem provocado dúvidas para quem almeja ingressar na carreira pública. Isso porque uma das propostas apresentadas pela lei é a suspensão de novos concursos ou a criação de cargos até o fim de 2021. Com isso, estudantes temem ver o edital dos sonhos ser cancelado, suspenso, adiado ou, até mesmo, nem ser lançado.
Esse cenário se torna mais sensível quando se observa a estrutura do funcionalismo na Segurança Pública dos estados. Dados da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro mostram que 25% do seu efetivo já possui o direito de se aposentar. Atualmente, a corporação conta com quase 9 mil agentes. Nos últimos 5 anos, 2.336 servidores pediram baixa na polícia judiciária, o que representa uma redução média de 467 agentes por ano.
Em São Paulo, o cenário se repete, com cerca de 30% dos policiais civis podendo entrar com o pedido de aposentadoria, de acordo com o Sindicato dos Delegados de São Paulo (Sindpesp).
BH Post: https://bit.ly/3fCiZfj
Invest NE: https://bit.ly/2zNIDyw
Blog Jornal da Mulher: https://bit.ly/3hGaMZm