Educadora Agora de Limeira entrevista Juliana Ribeiro sobre o deficit na região

O programa Educadora Agora da Rádio Educadora de Limeira transmitiu nesta quarta-feira (28) informações do levantamento elaborado pelo Sindpesp a respeito da falta de profissionais na Polícia Civil do estado. Para conversar sobre os números, a diretora da entidade Juliana Ribeiro foi convidada pelo apresentador Carlos Gomide.

A cidade de Limeira apresenta um déficit de 50% de funcionários da polícia civil, deste número mais da metade dos funcionários que hoje trabalham em delegacias são cedidos pela prefeitura, como guarda civil, zelador, faxineiro, segundo o apresentador, são servidores municipais que foram emprestados ao estado.

“O estado de São Paulo como um todo está com 66% dos cargos ocupados, mas na região de Limeira a ocupação é de 51% apenas. Ou seja, só metade da PCSP está sendo utilizada pelo estado. É a metade do efetivo previsto já para uma população de 20 anos atrás. Além de nós termos uma diminuição dos funcionários previstos em lei, esses funcionários foram previstos em uma situação muito diferente da de hoje, com uma população menor e uma criminalidade muito mais simples.” afirmou Juliana.

A diretora também detalhou os números previstos para a região. “A legislação que instituiu os cargos para a Polícia Civil e que está vigente até hoje, previu para a cidade de Limeira 51 delegados, isso há décadas atrás. Hoje só temos 28, essa mesma previsão estipulou que deveríamos ter 124 investigadores, hoje temos 58.” declarou.

Juliana comentou sobre a postura do governo que há anos tem sucateado a instituição. “O governo do estado não tem priorizado o trabalho de investigação, há anos a Polícia Civil vem sendo sucateada. A população de Limeira está sofrendo por ter apenas metade do efetivo da Polícia Civil. Este efetivo vai diminuir a curto prazo, pois a fila para a aposentadoria já ultrapassa mais de mil profissionais. Se o governo do estado não suprir estes cargo teremos uma falência da instituição.” Juliana também chama atenção para a realidade da PCSP no estado que tem a maior arrecadação do país e que paga o pior salário ao policial civil.

Confira na íntegra a entrevista

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu