O jornal da baixada santista Diário do Litoral replicou neste sábado (8/8) o artigo das delegadas e diretoras do SINDPESP Raquel Kobashi Gallinati Lombardi e Juliana Ribeiro. O texto trata do caso de violência ocorrido na cidade de Botucatu no interior de São Paulo, quando mais de 40 criminosos realizaram um assalto a banco.
Crimes com o mesmo modus operandi já foram realizados em cidades como Guararema, Ourinhos, Bragança Paulista e Santos, sempre com confronto em áreas urbanas onde a ação policial é limitada pela presença de moradores.
A Polícia Civil do estado de São Paulo tem conhecimento técnico necessário para investigar este tipo de crime ainda na fase de planejamento, mas a falta de investimento por parte do Governo impede um trabalho de excelência.
Enquanto os marginais se armam de carros blindados e fuzis, a Polícia Civil sequer tem colete balístico para todos, e muitos dos que existem estão fora de validade.
O texto aborda também a sobrecarga dos 28 mil policiais que desempenham o trabalho de 41 mil, recebendo um dos piores salários pagos a policiais civis do país.
Confira na íntegra: