O jornal Diário do Grande ABC publicou hoje (10/07), em sua edição impressa, reportagem sobre a crise na segurança pública do Estado de São Paulo. Para especialistas, o cenário deve ser associado aos problemas enfrentados pelas corporações na região, como o deficit de profissionais e ausência de infraestrutura adequada.
O texto cita dados divulgados pelo SINDPESP, que apontam deficit de pelo menos 680 funcionários na região do grande ABC. Enquanto a Polícia Civil precisa ter, no mínimo, 1.648 agentes para se adequar à lei e oferecer um atendimento digno à população, somente 1.268 policiais estão em atuação.
A reportagem também fala sobre a promessa do Governo Doria de reformar 120 delegacias do Estado. O anúncio foi feito no início de junho e não detalhou quais unidades receberão melhoria. Além da reforma, foram destacados investimentos na aquisição de coletes, viaturas, mobiliário, computadores e equipamentos de inteligência.
Para a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, a reforma das delegacias é “extremamente positiva”, mas alertou que a ação “não pode parar”.