O jornal Diário do Grande ABC publicou hoje (26/09), em edição impressa e online, reportagem sobre policiais e funcionários do 4º DP (Jardim Zaíra) de Mauá, que estão prestes a ser despejados da sede do distrito por falta de pagamento do aluguel. A dívida, calculada em torno de R$70 mil, é de responsabilidade da Prefeitura.
A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati afirma que, mesmo que haja convênio para que a Prefeitura seja responsável pelo custeio do aluguel do distrito, quem deve se responsabilizar pela situação é o governo do Estado. “O convênio não exime a responsabilidade do Estado pela manutenção e garantia das condições de trabalho da Polícia Civil. Se a Prefeitura deixou de pagar o valor do aluguel, o Estado tem que intervir”, disse Raquel.
A presidente do sindicato observa que a Polícia Civil é vítima de descaso por parte do governo há mais de 20 anos. “Temos deficit de mais de 14 mil policiais, os salários mais baixos do país, embora estejamos na federação mais rica do Brasil, além do sucateamento das sedes. Há desleixo por parte do Estado com o setor”, afirmou.
Raquel questionou o porquê de os problemas com a estrutura da polícia aumentarem a cada ano, “Desde que assumimos a gestão do sindicato, em dezembro de 2016, questionamos o governo sobre melhorias. Nosso novo governador, João Doria (PSDB), fez promessas, mas queremos ver sair do papel”, pontuou a presidente do sindicato.
“A população do Estado de São Paulo merece uma segurança pública de qualidade”, finalizou Raquel.
Leia na íntegra:
A reportagem também está disponível na versão online: https://bit.ly/2lZh3r1