O jornal Diário de Suzano divulgou em seu editorial desta quinta-feira (5) artigo sobre o déficit de policiais na região. O levantamento foi realizado pelo Sindpesp e os dados foram informados na edição anterior. O texto traz uma análise da segurança pública estadual e cobra medidas do estado para que a sociedade volte a viver de forma pacífica. O autor também comenta a entrevista de Raquel Gallinati, presidente do Sindpesp que alerta para os problemas causados pela falta de policiais civis.
A segurança pública não pode ser tratada apenas como medida de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumentos de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.
O Estado precisa abrir concursos para selecionar mais profissionais para colocar fim ao déficit. Para reverter esse quadro, é preciso uma mudança na política de Segurança Pública do Estado, com a nomeação de concursados para preencher postos vagos e valorização da polícia, com salários dignos e condições adequadas de trabalho.
Leia o artigo na íntegra: https://bit.ly/2IaUFpA