Portais de notícias divulgaram na última quarta-feira (4) matéria produzida pelo R7 sobre o caso de Mariana Ferrer. A notícia repercutiu após ser divulgado vídeo da audiência em que o advogado do réu humilha a vítima sem interrupções das autoridades presentes. A presidente do Sindpesp, Raquel Gallinati, se manifestou sobre a postura do advogado e a classificou como repugnante.
O comportamento do juiz Rudson Marcos será investigado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), especialmente pela forma como se postou diante das falas do advogado do réu, Cláudio Gastão da Rosa Filho, sobre a vítima. A OAB-SC cobrará esclarecimentos por parte do criminalista.
A presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati Lombardi também comentou o caso. “Chamou a atenção o massacre, a forma repugnante como a vítima foi tratada pelo advogado do réu na audiência. Em criminologia denomina-se vitimização secundária, aquela causada pelas instâncias formais que detêm o controle sobre o âmbito social, ocorre justamente no curso do processo penal. O desrespeito às garantias e aos direitos fundamentais das vítimas de crime, presenciada pelo juiz e pelo promotor e nada fizeram além de sugerir um copo de água. Foi um estupro contra a honra da vítima” afirmou.
Confira na íntegra nos portais abaixo:
Nordeste1: https://bit.ly/3p1lEVq
Folha rondoniense: https://bit.ly/366DflZ
Diário da Amazonia: https://bit.ly/32h35mb
Aragão Noticias: https://bit.ly/3etK9FH
Cartão de visita: https://bit.ly/2GvOVpH
Portal Delegados: https://bit.ly/368IOAA