O Blog Fausto Macedo do portal O Estado de São Paulo publicou nesta quinta-feira (3) artigo da presidente do Sindpesp Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, sobre o alto índice de suicídios entre policiais civis. O texto demonstra a preocupação da entidade com os agentes e posicionamento do Sindpesp referente ao PL 514/2020.
O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre policiais no Estado, atrás somente do homicídio durante a folga, muitas vezes durante o conhecido “bico”. No estado, a taxa de suicídio foi de 5,0 para cada 100 mil habitantes em 2017 e 2018, período da pesquisa. Na Polícia Civil, esse índice foi mais de seis vezes maior, 30,3. Em números absolutos, foram 78 suicídios nas polícias de São Paulo.
A deputada estadual Isa Penna apresentou o Projeto de Lei 514/2020, que institui o Programa Geral de Saúde Mental das Polícias do Estado de São Paulo e estabelece a indenização em decorrência de suicídio de policial, para que as famílias não fiquem desamparadas.
O programa amplia o acompanhamento psicológico e terapêutico individualizado a todos os policiais paulistas. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo apoia esse projeto, que precisa ser implantado o quanto antes como programa de saúde para as polícias.
Leia o artigo na íntegra: https://bit.ly/2DpA7ay