G1 – 1º protocolo de abordagem entre policiais de SP entra em vigor e determina revista e apreensão de armas de agentes sem funcional

O primeiro protocolo de abordagem entre policiais de São Paulo entra em vigor a partir desta terça-feira (1º) no estado, segundo matéria publicada pelo G1. A presidente do Sindpesp elogiou a medida mas alerta para trechos que são subjetivos.

De acordo com o portal, o protocolo permite, entre outras coisas, revistar e apreender as armas dos agentes que não portarem a identificação funcional do estado. É o primeiro protocolo conjunto da história da polícia paulista, com padronização única de abordagem entre policiais da PM e da Polícia Civil. O documento ainda prevê punições administrativas para quem descumprir as regras estabelecidas.

As novas normas substituem uma portaria da Corregedoria da PM, de 1992, que era usada até então pelos policiais militares e civis como uma espécie de “protocolo único”. Para Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, a medida é positiva, mas há uma trecho do protocolo que é subjetivo e precisa ser mais específico.

“Nossa expectativa é que a partir de agora, exista respeito e maior entendimento nas abordagens de policiais militares a policiais civis nas ruas, extinguindo o ambiente de animosidade verificado nos últimos acontecimentos”, declarou Raquel.

Confira o protocolo na íntegra: https://glo.bo/3gNe5fB

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu