O portal R7 publicou nesta tarde (14) matéria sobre o falecimento da delegada Maria Clementina de Souza, primeira mulher negra a ocupar o cargo na história da instituição. Maria Clementina foi vítima de trombose e tinha 64 anos.
Formada pela Faculdade de Direito de Guarulhos, na Grande São Paulo, Maria Clementina ingressou na Polícia Civil em 1976 e teve a atuação marcada pela representatividade de gênero e igualdade racial.
Entidades e associações de classe da Polícia Civil enviaram condolências pela morte da delegada. Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, presidente do SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), também enfatizou o pioneirismo da colega.
“Foi a sétima mulher a ocupar o cargo de delegada de polícia no estado de São Paulo. Ela é um exemplo para a nossa sociedade pelo pioneirismo e pela coragem de trilhar uma carreira que, na época, era praticamente privativa de homens. Como mulher e delegada, tenho muito a agradecer, porque hoje posso exercer minha vocação graças à coragem da Dra. Maria Clementina ao ser uma das precursoras das mulheres na Polícia Civil”.
Conheça um pouco mais sobre a história de Maria Clementina: https://bit.ly/31WRhEI