Jornal Rede Alesp – Jornal da Rede Alesp convida Raquel Gallinati para discutir sobre violência doméstica no pós pandemia

O Jornal da Rede Alesp do dia 7 de agosto, entrevistou a delegada e presidente do SINDPESP Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, para comentar sobre a violência contra mulher no pós pandemia.

O mês de agosto é o mês da conscientização para o combate da violência. A apresentadora comenta que a temática foi muito debatida durante a quarentena e questiona a delegada sobre o possível cenário da violência doméstica no pós pandemia.

Raquel explica os dados sobre as notificações.  “Esse aumento de violência foi só no início da pandemia, em meados de março. Nos meses seguintes, os registros diminuíram. Não sabemos se houve uma subnotificação, com a impossibilidade das mulheres denunciarem ou se realmente houve uma diminuição dos casos”. A delegada afirma que o mesmo aconteceu com os casos de feminicídio, mas que ainda é muito precoce para fazer uma análise detalhada.

O apresentador do jornal pergunta se há uma agressão mais comum e como ela se inicia, a presidente do SINDPESP explica que as agressões são gradativas em uma relação. “Os relacionamentos não começam violentos. As agressões se iniciam de forma velada, como a  psicológica ou de maneira verbal, até evoluir para fisicas e para as fatais.” salienta a delegada.

Raquel comenta também sobre a necessidade de um atendimento multidisciplinar e frisa sobre a importância da educação no ambiente familiar.  “O início do combate a violência se inicia no próprio lar, na educação da criança sobre os relacionamentos. Sempre explicando que devem ser baseados em respeito e amor e nunca em violência.”

Ainda em depoimento a delegada passa orientações para as vítimas que denunciam a violência velada que não deixam marcas físicas no corpo. E ressalta que a denúncia oficial deve acontecer o quanto antes para que sejam tomadas medidas protetivas.

Confira a entrevista na íntegra:

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu