O espaço Capitu é um projeto do Estadão que traz assuntos diversos sob o ângulo feminino. Nesta semana (6/08) Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, presidente do SINDPESP é entrevistada para analisar os 14 anos da Lei Maria da Penha.
Para a delegada a Lei tem um balanço positivo, pois é uma legislação moderna e abrangente que tem como primordial o caráter de proteger a vítima que sofre com a violência dentro do lar. Mas ao analisar o âmbito social, ainda tem muito o que evoluir. Raquel afirma que a luta contra a violência doméstica começa com a educação das crianças, ensinando sobre amor, afeto e respeito.
“Posse, agressividade, violência são sinônimos de relacionamento abusivo. As leis sempre podem ser aprimoradas para corresponder às necessidades da sociedade.” declarou. A delegada agradece a Maria da Penha que é símbolo da luta na defesa de todas as mulheres que são vítimas da violência, e que hoje ganharam voz e coragem para denunciar. Ao final Raquel afirma que a luta deve ser constante por um país que combata a violência e proteja suas mulheres.
Confira o vídeo na íntegra: