O portal do jornal Diário de Rio Claro publicou nesta segunda-feira (27/01) reportagem sobre as cidades que compõem o Departamento de Polícia Judiciária do Interior Nove (Deinter 9), na região de Piracicaba, que têm o maior déficit de policiais civis de todo Estado de São Paulo, segundo informações divulgadas pelo SINDPESP. O déficit ficou ainda maior devido a baixas provocadas por aposentadorias e exonerações.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, Raquel Kobashi Gallinati, presidente do SINDPESP, destacou que, hoje, o déficit é de 945 delegados em todo o Estado. “Dos 3463 cargos existentes e previstos na legislação, somente 2518 estão ocupados. Esse déficit é 63% maior do que o que existia em 2017, quando o sindicato iniciou o levantamento de dados. Na ocasião, faltavam 614 delegados em todo o Estado”, declarou.
Raquel destaca que na área da Delegacia Seccional de Rio Claro, 25% dos postos de delegados estão vagos, o que compromete o atendimento à população. “A previsão é de 16 delegados para a região, mas no último levantamento, em 2019, haviam somente 12. Esse número impacta negativamente na qualidade da segurança e do atendimento à população, que é a grande prejudicada com a falta de delegados e agentes de segurança pública em geral”.
Para a presidente do sindicato, esse é o resultado de um desmonte da Segurança Pública de São Paulo que é feito pelo Governo há 20 anos, e que foi intensificado agora na gestão Dória. “Além dos policiais extremamente sobrecarregados por ter que fazer o trabalho de 3 ou 4 pessoas para atender a população, o desmonte atinge também a falta de estrutura, com viaturas sucateadas, distritos em péssimas condições de conservação e equipamentos com defeito e ultrapassados”, disse.
Leia na íntegra: https://bit.ly/2RR6FgY