O jornal A Tribuna publicou hoje (04/10), em edição impressa, reportagem sobre os policiais civis de São Paulo, que têm o segundo pior salário da categoria em todo o País.
O texto cita o ranking salarial da Polícia Civil elaborado pelo SINDPESP. Os delegados paulistas, que recebem R$9.888,37 no início da carreira, ganham melhor apenas de quem atua em Pernambuco, cuja remuneração atual é de R$9.069,81.
Para a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, os estados que pagam melhor as suas polícias não estão entre os mais ricos. “É muito claro que valorizar a Polícia Civil e investir na segurança pública não é uma decisão econômica, mas meramente política. E a polícia não poderia ficar à mercê desse tipo de situação”.
Segundo Raquel, é preciso investir urgentemente no material humano, que protege a população e combate o crime 24h. “A Polícia Civil está sucateada. Só 40% dos policiais do Estado possuem coletes à prova de bala. O governo tem vitimizado as pessoas, abrindo caminho para a impunidade”, disse.