Radar Paulista – Violência contra a mulher e feminicídio

O programa Radar Paulista, da BBC International Television, veiculou, no dia 12 de agosto, a entrevista com a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, sobre violência contra a mulher, feminicídio e os 13 anos da Lei Maria da Penha. A delegada explicou as formas de denunciar os casos e os avanços nas investigações sobre esses crimes.

“Temos uma cultura histórica machista, patriarcal, em que as mulheres sempre foram colocadas em segundo plano e nunca puderam impor suas vontades e suas ideias. Os crimes de violência contra as mulheres coincidem com essa cultura arcaica”, iniciou Raquel Gallinati.

Entretanto, a presidente do SINDPESP  disse que “hoje elas têm acesso à informação e sabem quais são as autoridades que podem auxiliá-las para que as proteja de acordo com as suas vulnerabilidades”.

Sobre as alterações na lei ocorridas nos últimos anos, Raquel explicou que não as mudanças não interferiram no comportamento dos homens. “Antes da Maria da Penha, os crimes de violência contra a mulher poderiam ser tratados como contravenção. Hoje, a partir do momento em que a vítima se desloca até a delegacia, ela não pode mais ‘retirar’ a denúncia, o que é muito benéfico pois a maioria dos agressores são aqueles que convivem com a mulher.”

A presidente do SINDPESP comentou ainda sobre as medidas implementadas pelo Estado para evitar os crimes e auxiliar a mulher na hora da denúncia.

Assista na íntegra:

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu