Reportagem veiculada ontem (23/07) no programa SP Record, do interior, mostrou a precariedade nas delegacias de todo o Estado de São Paulo e os reflexos que o deficit de policiais civis acarreta na rotina dos que atuam na segurança pública. Em Piracicaba, região do Deinter 9, a defasagem é maior do que a média estadual: 45%, ou seja, faltam 850 policiais de todas as carreiras.
A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, está percorrendo todos os Deinters para conversar com os delegados sobre os principais problemas da região. Entre eles, está a questão salarial. “Nunca se priorizou a Polícia Civil, apenas a Polícia Militar que faz um trabalho ostensivo preventivo”, criticou Raquel. A questão do desgaste físico e mental dos policiais também foi comentado pela presidente do SINDPESP.
Sobre os concursos anunciados pelo governo estadual, Raquel relembrou que “o que ocorreu foi a autorização para abertura de concurso, porém, não houve um edital. Até então, só temos uma expectativa de melhora”, finalizou.
A reportagem também foi exibida ontem no jornal Balanço Geral Campinas. Assista na íntegra: