O Jornal de Piracicaba publicou nesta segunda-feira (22/07), em sua versão online, reportagem sobre a falta de efetivo no Deinter 9. Segundo o Defasômetro do SINDPESP, a região possui a maior defasagem do estado de São Paulo. Ao todo são 853 policiais a menos, de todas as carreiras, no quadro da polícia local, o que corresponde a 45% do total previsto em lei.
A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, falou como o maior problema do Deinter 9, que atende 52 municípios, atinge a rotina dos profissionais da segurança pública. “Não é possível que o delegado assuma o trabalho de quatro ou cinco profissionais. Contraria inclusive, as normas da OIT (Organização Internacional de Trabalho, que cita que o profissional precisa ter um intervalo de descanso entre uma jornada e outra, mas nem sempre acontece”, disse a presidente.
Ela enfatizou que a situação na região é crítica, pois precisaria ter 1.897 profissionais para prestar um serviço adequado à população e oferecer boas condições de trabalho.
Em vídeo publicado na reportagem, Raquel Gallinati ressalta ainda que, além do policial sacrificar sua saúde mental e física, a consequência da falta de pessoal também reflete direito no atendimento à sociedade.
Veja a reportagem na íntegra abaixo: