O programa Debate em Família, da Rádio ABC, veiculou nesta quarta-feira (17/07) entrevista ao vivo com a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, sobre a situação da Polícia Civil do estado de São Paulo. Na entrevista, foram abordados temas como o deficit da categoria e falta de estrutura e investimento do Governo. Além disso, os ouvintes puderam enviar perguntas à presidente do SINDPESP relacionadas à segurança pública.
Raquel ressaltou a necessidade de investimento para que a polícia possa trabalhar de acordo com a sua potencialidade. “Ao longo desses mais de 20 anos não se priorizou a Polícia Judiciária, não houve investimento na polícia, que pode combater o crime e as organizações criminosas com inteligência. A Polícia Civil está abandonada e esperamos que o governador, diante das suas promessas, reverta esse quadro de penúria que se encontra a categoria. Estamos com um deficit que supera 14 mil policiais e as estruturas de delegacias estão insalubres”, afirmou. “Se não houver vontade política, competência e seriedade com a população, ela estará desprotegida”, completou.
Raquel falou ainda sobre as reuniões que estão sendo feitas por todo o estado com os delegados de polícia. “O SINDPESP, cumprindo um cronograma de ações, está percorrendo todo o estado de São Paulo para conversar com os delegados das regiões e detectar os principais problemas, além daqueles gerais que a Polícia Civil passa. Desta forma, conseguimos visualizar necessidades pontuais dos locais visitados”, explicou.
Assista na íntegra abaixo: