O jornal Folha da Cidade, de Araraquara, publicou em 19 de abril reportagem sobre a defasagem na Polícia Civil do Estado de São Paulo. De acordo com dados do SINDPESP, este mês houve uma piora no déficit de 95 cargos em relação ao mês anterior. Só este ano, o déficit aumentou 345 cargos em relação ao fechamento de 2018. O texto cita ainda que em reunião recente dos presidentes do SINDPESP e ADPESP com o secretário de segurança pública, o representante de Doria na SSP afirmou que “não há perspectiva de mudança”.
A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, falou sobre o assunto. “Reunimo-nos com o secretário e saímos desapontados com a indisposição do Governo em investir, no necessário curto prazo, na Polícia Civil. Se João Doria não tem planos para a instituição, precisamos submeter a questão aos delegados de polícia e saber o que a classe deseja”, explicou.
“Pelo visto, há a possibilidade real desta gestão prosseguir da mesma maneira que governos anteriores, que não olharam com atenção para a polícia judiciária. É necessário parar esse déficit o mais depressa possível. Só investimento sério pode de fato significar que uma efetiva política de segurança pública seja implementada. Investir em polícia judiciária é uma obrigação do Estado, não uma decisão política do gestor”, completou Raquel.