O jornal Diário Regional, do ABC, publicou neste sábado, 20 de outubro, reportagem sobre o déficit de 654 profissionais na Polícia Civil na região, segundo dados disponibilizados pelo SINDPESP.
O déficit corresponde a 33,6% do total de quase 2 mil agentes que deveriam compor o quadro das três seccionais da polícia (Santo André, São Bernardo e Diadema). Juntas, elas deveriam ter 1948 profissionais, mas contam apenas com 1294.
Para a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, “a falta de investimentos na polícia judiciária, que é a única com competência constitucional para investigar crimes e embasar o inquérito policial com a formação de provas, resulta no caos na segurança que estamos vivenciado. Quando não se investe na polícia e se impede que trabalhe de acordo com sua potencialidade devido à falta de pessoal e equipamentos, o crime organizado cresce e a população se torna refém do medo”, disse.
De forma geral, Raquel entende que os dois candidatos ao governo do Estado que chegaram ao segundo turno têm propostas para fortalecer a atuação da Polícia Civil. “Porém, proposta só não resolve. É preciso implementá-las, de forma a permitir e viabilizar a atuação da Polícia Civil de acordo com sua potencialidade”, cobrou.
Leia na íntegra abaixo ou clicando aqui: https://bit.ly/2CxtMXT