Reunião com o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes

Na última segunda-feira (15/04), o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), foi recebido, no Palácio dos Bandeirantes, pelo Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. Estiveram presentes, representando o SINDPESP, a Presidente Jacqueline Valadares, a Vice-Presidente Márcia Gomes, o Tesoureiro Geral Edson Pinheiro dos Santos Júnior, bem como o Assessor Jurídico Institucional da Entidade, Mário Leite de Barros Filho.

Durante a reunião, a diretoria do SINDPESP levou ao Secretário a sua preocupação acerca de notícias no sentido de que atribuições constitucionais da Polícia Civil estariam em vias de serem delegadas a outras instituições e solicitou seu apoio. Além disso, relatou fatos e acontecimentos que denotam a adoção, em âmbito estadual, do que parece ser o estabelecimento de uma política que visa à preterição da Polícia Civil em ações de segurança pública, iniciativa que prejudica a atividade de investigação, com graves reflexos no sistema de justiça criminal.

Ademais, no decorrer do encontro, foi entregue ao Secretário Gilberto Kassab o relatório de uma pesquisa encomendada pelo SINDPESP ao instituto DATAPIM, na qual os delegados de polícia do estado de São Paulo externaram suas maiores queixas e seus anseios com relação à vida profissional, destacando-se a defasagem salarial, o déficit de servidores e a falta de jornada de trabalho adequada.

Para embasar mais ainda a necessidade de recomposição remuneratória, a Presidente do SINDPESP entregou ao Secretário Kassab um parecer técnico elaborado por mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Brasília (UnB) no qual é analisada a evolução salarial dos Delegados de Polícia de São Paulo nos últimos 30 anos em relação à inflação. Esse documento reforça a gravidade do problema salarial e destaca a necessidade urgente de reajustes.

Após ouvir atentamente as demandas apresentadas pelo SINDPESP, o Secretário Gilberto Kassab se comprometeu a encaminhar os documentos discutidos ao Governador Tarcísio de Freitas para adoção das medidas necessárias.