Nota de Apoio

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP) vem a público manifestar seu total apoio aos Delegados de Polícia do Estado do Paraná.

O SINDPESP, enaltece a atuação técnica, imparcial e célere das Delegadas de Polícia na condução dos trabalhos de Polícia Judiciária responsáveis pela apuração dos fatos ocorridos no município de Foz do Iguaçu, no dia 09/07/2022, que vitimaram o guarda municipal Marcelo Arruda durante a comemoração de seu aniversário.

Efetivamente, as Delegadas de Polícia, como verdadeiras operadoras do direito, isentas das questões de natureza política, pautaram seu relevante trabalho somente no aspecto jurídico da questão, tipificando a conduta do autor de acordo com a legislação vigente.

A Polícia Civil, no prazo legal de 10 (dez) dias, estabelecido para conclusão de Inquérito Policial de indiciado preso em flagrante delito, dará resposta que a sociedade paranaense espera sobre este grave delito.

Ressalte-se que atitudes dessa natureza honram e dignificam a carreira de Delegado de Polícia, notadamente com serenidade e independência, não cederam às pressões impostas pela mídia e repercussão social dos fatos.

Acrescente-se, ainda, que tal iniciativa teve um significado especial porque se opôs à utilização indevida do Inquérito Policial para fins políticos e à interferência nas funções constitucionais dos Delegados de Polícia.

Destaque-se, finalmente, que esse episódio revela a importância da luta em defesa da liberdade de convicção das Autoridades Policiais e da independência funcional dos Delegados de Polícia.

 

São Paulo, 18 de julho de 2022.

Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo


 

Acesse aqui o documento em formato PDF

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu