Embaixadoras da campanha “Respeita as Minas” estiveram na Arena Corinthians na manhã do último domingo, 31 de março, para um evento que tratou exclusivamente de questões sobre a mulher. O ciclo de palestras aconteceu no auditório do estádio, localizado em Itaquera, zona leste de São Paulo.
Raquel Kobashi Gallinati, presidente do SINDPESP, Gabriela Manssur, promotora de justiça, Milene Domingues, ex-jogadora de futebol, e Dalva Paes Christofoletti, primeira conselheira mulher da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), conversaram a respeito da violência contra a mulher. Foram exibidos dados de agressões, aumento no número de denúncias, e dicas de proteção às vítimas.
Edna Murad, vice-presidente do Corinthians, apresentou a mesa de honra, e em seguida, passou à palavra a Milene Domingues, condutora dos trabalhos do primeiro painel. A ex-jogadora de futebol mostrou que, atualmente, o Brasil é o 5º país no ranking de feminicídio do mundo; só em São Paulo, sete estupros são registrados por dia; 540 mil ações penais de violência doméstica anualmente no Brasil, e 606 casos de lesão dolosa enquadrados na Lei Maria da Penha diariamente.
Raquel Kobashi Gallinati classificou que o grande desafio é lutar contra o machismo velado, aquele onde só a mulher sente e visualiza. “A vítima sabe o que é uma lesão corporal, um tipo de violência, infelizmente, ainda muito comum. Mas há uma dificuldade em distinguir o que uma agressão psicológica ou social”, disse.
A delegada explicou que “estatísticas mundiais relatam que a mulher sofre violência entre sete e oito vezes até perceber que está sendo vítima deste crime. Antes disso, a tendência é se achar culpada pela situação.”
Componentes da torcida organizada do Corinthians e mulheres do esporte estiveram presentes no evento.
A palestra foi transmitida ao vivo na TV Corinthians e já está disponível na íntegra neste link: https://tv.corinthians.com.br/watch/8620488/especiais/respeita-as-minas-0331-2019