O Sindpesp participou do VIII Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal – CNDPF, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, que aconteceu no Transamerica Resort, na Ilha de Comandatuba – Bahia. Representando a entidade, estiveram presentes a presidente Raquel Gallinati e a diretora Juliana Ribeiro. O objetivo do encontro foi discutir com as lideranças as pautas e prerrogativas em prol da Polícia Judiciária, para estender as propostas ao Governo Federal e aos Poderes Judiciário e Legislativo.
O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), que completou seu 45º aniversário comemorado durante o Congresso. O encontro foi coordenado pelo atual presidente da ADPF, Edvandir Paiva, que será sucedido em dezembro por Luciano Leiro, vice-presidente, e por Rony Silva, Diretor Regional da ADPF-BA.
O Congresso foi de suma importância, abordando temas de grande relevância que estão em discussão em nosso país, como o novo Código de Processo Penal. O CPP deve ser votado na Câmara dos Deputados até o final deste ano, e foi tema da palestra do presidente da Adepol do Brasil, Rodolfo Laterza. Outros temas de grande destaque também foram discutidos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD Criminal) e os Projetos de Lei sobre lavagem de dinheiro e ações contraterroristas.
A presidente da Fenadepol e do Sindpf-SP, Tânia Prado, os deputados federais Delegados Felício Laterça, Marcelo Freitas, Pablo Oliva e João Campos também marcaram presença, assim como o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Delegado da Polícia Federal, Anderson Torres, entre diversas outras lideranças da Polícia Judiciária.