Um terço dos candidatos aprovados no concurso para delegado chamados para tomar posse desistiram da carreira na Polícia Civil de São Paulo. Dos 68 chamados pela Secretaria de Segurança Pública no início do mês, 22 não compareceram à cerimônia de posse e renunciaram à vaga.
Os candidatos foram aprovados no concurso de 2017 e tiveram que aguardar cinco anos pela nomeação. Neste período, o salário do delegado de polícia paulista, que já estava entre os piores do país, se tornou o mais baixo do Brasil.
A carreira na instituição também se deteriorou e hoje a Polícia Civil de São Paulo tem um déficit de policiais que chega a 35% do efetivo, superando 15 mil postos vagos. O número elevado de desistências demonstra claramente que a antes prestigiada carreira policial de São Paulo hoje perde alguns de seus melhores talentos para forças policiais de outros estados da federação.
“Hoje, quem tem a vocação para o trabalho na segurança pública, não sonha mais com um emprego no Estado de São Paulo. Enquanto aqui um delegado tem salário inicial de cerca de R$ 10 mil para arriscar a vida, temos estados pagando R$ 25 mil para quem começa na carreira”, afirmou a presidente do Sindpesp.