O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) está reforçando o pedido para que o Governo nomeie candidatos aprovados nos concursos da Polícia Civil, com o objetivo de reduzir o déficit atual da corporação, que chega a 30% do efetivo previsto.
Em função de aposentadorias e afastamentos por motivos de saúde, também relacionados à Covid-19, a situação dos quadros da polícia vem se agravando, sendo fundamental que o governador João Dória se sensibilize e o Estado nomeie os aprovados em concursos e conclua a formação dos policiais atualmente na Acadepol, para que eles possam iniciar o trabalho nos distritos policiais.
O déficit nos quadros da corporação e a necessidade de nomeação de aprovados já motivaram diversos ofícios do Sindpesp ao Governo nos últimos anos.
Em 2016, o Sindpesp ingressou com uma ação civil pública pedindo que o Governo do Estado contrate os policiais necessários para completar o efetivo. Esse processo se encontra atualmente em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).