SINDPESP participa do V Colóquio sobre o Supremo Tribunal Federal, na AASP

Na tarde de segunda-feira, 27 de agosto, a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, e diretora da ADPF SP e presidente SINDPF SP, Tânia Prado, participaram do V Colóquio sobre o Supremo Tribunal Federal, realizado na sede da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), no centro da capital.

O evento contou contou com painel de tema “Moderado, sério e igualitário: pensando o Direito Penal brasileiro”, com o ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro começou sua palestra afirmando que “a lei não deve distinguir as pessoas para estabelecer os direitos. É preciso sempre ter cuidado com o abuso por parte do Estado no exercício do poder. O advogado tem o dever jurídico e ético de defender aquele que o contratou, o advogado é um profissional parcial por natureza e imposição legal. Juízes, ao contrário, não podem ter lado. Seu papel é ouvir os dois lados e considerar os argumentos jurídicos contrapostos. E o juiz deve zelar pelos direitos fundamentais do acusado e ser também o guardião dos direitos fundamentais da próxima vítima, portanto não pode se apegar aos direitos fundamentais de apenas um lado. Servir à Justiça significa, no geral, desagradar um dos advogados. Muitas vezes, significa desagradar ambos”.

Raquel aproveitou a ocasião para presentear Barroso com uma réplica de viatura da Polícia Civil, e, acompanhada de Tânia Prado, convidá-lo para o IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, organizado pelas entidades de Polícia Judiciária SINDPESP, ADPESP, ADPF SP e SINDPF SP, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu