Sindpesp marca presença no II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção

 

Nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de junho, a Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Raquel Kobashi Gallinati, acompanhada do diretor Emiliano Chaves Neto e do delegado sindical, Alexandre Zakir, participou do II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, no Teatro Manaura, em Manaus, capital do estado do Amazonas.

O evento é uma realização da Associação dos Delegados de Polícia Federal – Regional do Amazonas, em parceria com a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) Nacional, e tem o compromisso de debater temas que condizem com o fortalecimento de melhores práticas de combate à corrupção, em suas várias vertentes, apresentando aquelas já adotadas pela ADPF.

O Simpósio contou com a presença de diversas autoridades, reconhecidas nacionalmente, pertencentes às áreas de Segurança Pública e do Poder Judiciário, e especialistas em Direito Criminal, como o Advogado Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Langaro Dipp, e o desembargador Guilherme de Souza Nucci.

A Presidente do Sindpesp parabenizou os organizadores do Simpósio  – Delegado Federal e Presidente da ADPF,  Carlos Eduardo Miguel Sobral, e o Diretor Regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal do Amazonas, Pablo Oliva Souza, e destacou a importância da iniciativa para discutir questões e tendências do atual cenário político do País. “Em meio a esta situação insustentável que estamos vivendo, reflexo de uma crise ética e moral generalizada, há a necessidade do avanço de políticas de transparência do Estado para nos proteger frente às estruturas organizacionais criminosas”, explica.

No primeiro dia, foram discutidos os seguintes temas: “Organizações Criminosas do Tipo Mafiosas: Sociologia, Estrutura e Combate pelo Estado”, ministrado pelo Desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal; “A Nova Legislação Anti-Corrupção: Virtudes e Contradições”, cuja palaestrante foi o ex-Presidente do STJ e CNJ, o Ministro Gilson Dipp; “A Publicidade em Casos Criminais: Direito à Informação x Direito à Intimidade”, abordado pelo Delegado de Polícia Federal da ADPF de Sergipe; “Sociedade da Informação”, debatido pelo Diretor Jurídico da FIESP, Dr. Coriolano Almeida; “Operação Lava-Jato: Colaboração Premiada, Acordo de Leniência e Compliance”, apresentado pelo Delegado Federal e integrante da Operação em Curitiba, Felipe Hayashi.

No segundo dia, foram debatidos os assuntos: “O Papel das Medidas Cautelares Judiciais no Combate à Corrupção”, apresentado pelo Juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal; “Operações Policiais: Investigação e Execução”, com condução do Delegado de Polícia Federal, Dr.Rafael Dantas; “Garantismo na Investigação Penal : Uma Visão Prática”, ministrado pelo Delegado Federal Eduardo Fontes; “O Processo Penal na Atualidade”, debatido pelo Advogado Criminalista e Doutrinador, Dr. Aniello Aufiero.

Na segunda parte do Simpósio, a Presidente Raquel Kobashi Gallinati foi convidada para participação especial no processo de intermediação de perguntas da plateia ao palestrante acerca dos assuntos já debatidos.

Um dos juristas mais importantes do Brasil, o desembargador e o escritor, Guilherme de Souza Nucci, encerrou o Simpósio com palestra magna sobre o tema “Organização Criminosa e Corrupção no Estado Democrático”.

 

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu