As Diretorias do SINDPESP e da ADPESP estão acompanhando em Brasília a tramitação do PL Nº 3.734/2012, que institui o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.
Os presidentes Raquel Kobashi Gallinati e Gustavo Mesquita Galvão Bueno, acompanhados de demais membros das Diretorias Executivas de ambas as entidades, participaram de uma série de debates, buscando assim a elaboração de emendas e de maior interlocução junto ao Poder Legislativo, visando garantir as atribuições da Polícia Civil, consagradas constitucionalmente.
O precitado projeto, com tramitação acelerada e previsão de votação no mês corrente, tem como relator o Deputado Fraga, coronel da Polícia Militar.
Em um momento em que se realiza intervenção federal na segurança dos estados sem amplo diálogo com a sociedade e as instituições policiais, os principais atores envolvidos, o projeto tem recebido diversas críticas por apregoar dispositivos explicitamente inconstitucionais.
Na esteira das discussões, as entidades sugerem a criação de um piso salarial nacional para as polícias, proposta de autoria do deputado federal Fausto Pinato e de apoio do deputado estadual Delegado Olim.
O SINDPESP e a ADPESP continuarão buscando salvaguardar os interesses da Polícia Civil e dos Delegados de Polícia junto ao Congresso Nacional, dando prosseguimento à articulação política, e conclamando, também, seus associados a participarem das discussões diretamente com seus representantes eleitos.