Na tarde desta terça-feira, 05 de junho, foi ao ar na TV Guarulhos e na TV São Paulo uma nova edição do programa “Segurança Pública em Debate”. O tema foi “O combate à corrupção no Brasil” e contou com a participação do diretor executivo do SINDPF-SP, delegado federal Adalto Ismael Rodrigues Machado e o vice-diretor da ADPF-SP, delegado federal Edson Garruti.
A conversa entre os delegados frisou, dentre vários aspectos, que o combate à corrupção no país é, hoje, marca registrada da Polícia Federal. A população já associou a instituição com a prisão de políticos corruptos.
“A Polícia Federal, nos últimos anos, vem fortalecendo bastante esse tipo de ação. Desde os anos 2000, a instituição verificou que essa é sua verdadeira vocação já que, mais antigamente, era muito voltada para o tráfico de drogas”, explicou Adalto Machado.
Para Garutti, tal protagonismo nunca deixou de lado a importância do trabalho com outras instituições da república: “a PF posicionou-se à frente do assunto, sem desconsiderar as outras instituições públicas”, observou. “A corrupção tem uma peculiaridade que, diferente dos outros crimes, se infiltra no próprio Poder, tornando o seu combate cada vez mais complexo. Nenhuma instituição consegue trabalhar neste tema sozinha”, explicou o vice-diretor da ADPF São Paulo.
O olhar da sociedade é também essencial na discussão do assunto. “As pessoas precisam estar atentas para ajudar a fiscalizar o Poder Público, identificar a probabilidade de ocorrência de corrupção e, assim, comunicar o fato à polícia para que o crime seja investigado”, acrescentou Adalto Machado.
A íntegra do programa “Segurança Pública em Debate” será disponibilizada nas redes sociais dos seus realizadores:
– Perfil do Facebook do SINDPESP (www.facebook.com/sindpesp)
– Canal do Youtube do SINDPESP (www.sindpesp.org.br/youtube)
– Site do SINDPESP (https://sindpesp.org.br/seguranca.asp)
– Perfil do Facebook da ADPF SP (www.facebook.com/adpfsp)
– Site do SINDPF SP (http://www.sindpfsp.org.br)