Na tarde de terça-feira, 24 de julho, foi ao ar na TV Guarulhos e na TV São Paulo uma nova edição do programa “Segurança Pública em Debate”. O tema abordado tratou dos “números do Atlas da Violência no Estado de São Paulo e a importância das polícias no combate à criminalidade”, e contou com a participação da presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati e do pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques.
Raquel falou sobre a ineficiência do Estado em setores que seriam determinantes na redução da criminalidade, e afirmou que o principal problema está na corrupção dos governos. “Eles sucateiam, desestruturam, limitam e até impedem que as instituições que defendem o Estado Democrático de Direito possam fazer o seu trabalho”, denunciou.
O pesquisador David Marques foi direto ao ponto ao afirmar que, de fato, a prioridade dos últimos governos têm sido a Polícia Militar: “Não apenas o Fórum, mas um conjunto de pesquisas têm identificado que existe uma priorização do trabalho mais ostensivo da polícia, em detrimento do trabalho mais investigativo”, apontou.
A íntegra do programa “Segurança Pública em Debate” pode ser vista acessando:
– Perfil do Facebook do SINDPESP (www.facebook.com/sindpesp)
– Canal do “Segurança Pública em Debate” no Youtube (www.sindpesp.org.br/segurancapublicaemdebate)
– Site do SINDPESP (https://sindpesp.org.br/seguranca.asp)