Na tarde desta terça-feira, 05 de fevereiro, foi ao ar na TV São Paulo uma nova edição do programa “Segurança Pública em Debate”. O tema abordado foi “O inquérito eletrônico da Polícia Civil de São Paulo”, e contou com a participação da presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, e do delegado de polícia Luís Fernando Ortiz.
Luís Fernando iniciou o debate explicando a diferença entre inquérito e inquérito eletrônico. “O inquérito é o meio pelo qual as provas que são colhidas durante uma investigação vão ser apresentadas ao Judiciário. O inquérito eletrônico é a migração dessa metodologia de trabalho que, em vez de ser feita no meio físico utilizando papel, é realizada por meio do computador. As provas são inseridas e encaminhadas ao Judiciário de forma digital”, explicou.
Raquel analisou o inquérito policial eletrônico como uma ferramenta dinâmica e ágil. “Com os inquéritos feitos em papel, existiam gastos absurdos com impressão, além de tomar mais o tempo do escrivão. O inquérito eletrônico dinamiza e agiliza todo esse trabalho, e proporciona economia de gastos públicos. Ele também é muito eficaz graças ao sistema de interligação entre o Ministério Público e o Poder Judiciário”, apontou.
O programa vai ao ar no seguintes canais e horários:
Segunda-feira: Marília (20h, canal 15 NET); Cubatão (10h, canal 11 NET e 8 Digital).
Terça-feira: TV Guarulhos (17h30, canal 3 da NET para quem mora em Guarulhos); TV São Paulo (18h, canal 9 da NET, 8 e 186 da VIVO); TV Bertioga (18h, canal 11 NET e 8 VIVO); TV Peruíbe (21h, canal 11 NET e 8 VIVO).
Quarta-feira: Jaú (14h, canal 15 NET); Cubatão e Marília (20h, canal 11 e 15 NET – Reprise).
Sexta-feira: Jaú (11h, canal 15 NET – Reprise).
Sábado: TV Americana, Araras, Hortolândia, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santa Bárbara D Oeste, Sumaré, Nova Odessa (20h30, canal 8 NET e 99 Digital); Jaú (19h30, canal 15 NET – Reprise).
Domingo: TV Santos, São Vicente, Praia Grande (10h, canal 11 NET); Jaú (17h, canal 15 NET – Reprise).
A íntegra do programa “Segurança Pública em Debate” pode ser vista acessando:
– Perfil do Facebook do SINDPESP (www.facebook.com/sindpesp)
– Canal do “Segurança Pública em Debate” no Youtube (www.sindpesp.org.br/segurancapublicaemdebate)
– Site do SINDPESP (https://sindpesp.org.br/seguranca.asp)