Na última terça-feira, 06 de fevereiro, o programa “Segurança Pública em Debate” foi ao ar na TV Guarulhos e na TV São Paulo. O delegado de polícia e professor da Acadepol, Mario Leite; o professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Régis de Oliveira, e a presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati, falaram sobre a mediação de conflitos pelo Delegado de Polícia.
No programa, o delegado Mario Leite explicou que a mediação consiste numa audiência de conciliação preliminar, “o objetivo é de compor o conflito entre as partes envolvidas nos crimes de menor potencial ofensivo” disse.
A presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati apontou dados significativos. “50% dos registros dos boletins de ocorrência nas delegacias de polícia são de crimes de menor potencial ofensivo, justamente aqueles crimes que poderiam dar margem a uma mediação de conflito prévia pelo delegado de polícia” afirmou.
Reforçando o debate, o professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Régis de Oliveira, que também defende a adoção da medida, ponderou que outras categorias não pedem funções “isso não tira serviço do Ministério Público nem da Polícia Militar e nem do juiz, temos que fazer esse aproveitamento do delegado de polícia”, completou Regis.
Os telespectadores podem acompanhar as edições no perfil do Facebook do SINDPESP (www.facebook.com/sindpesp) e no canal do Youtube do SINDPESP (sindpesp.org.br/youtube).