Na tarde de terça-feira, 28 de agosto, foi ao ar na TV Guarulhos e na TV São Paulo uma nova edição do programa “Segurança Pública em Debate”. O tema abordado foi “A atuação da Polícia Federal no atendimento ao cidadão” e contou com a participação do delegado federal Diógenes Perez e do diretor-executivo do SINDPF-SP, delegado federal Adalto Machado.
Diógenes iniciou o bate papo falando sobre as diferenças da polícia administrativa e judiciária. “Uma das principais é que a atuação da polícia judiciária, que vemos na TV e nos jornais, é uma operação feita após um ilícito penal. Na polícia administrativa, o foco são questões relacionadas a bens, direitos e atividades da pessoa”, explicou.
“Algumas atividades, como utilizar documentos falsos, podem ter uma consequência penal. Assim, as polícias podem trabalhar em paralelo, conforme a natureza do ilícito”, acrescentou.
No segundo bloco, a discussão abordou o controle de porte de armas feito pela Polícia Federal. Adalto falou sobre essa fiscalização em empresas de vigilância. “Há um controle muito rígido em relação a empresas de segurança privada que, anualmente, são fiscalizadas sob pena de descredenciamento”, completou.
A íntegra do programa “Segurança Pública em Debate” pode ser vista acessando:
– Perfil do Facebook do SINDPESP (www.facebook.com/sindpesp)
– Canal do “Segurança Pública em Debate” no Youtube (www.sindpesp.org.br/segurancapublicaemdebate)
– Site do SINDPESP (https://sindpesp.org.br/seguranca.asp)