Após o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP) enviar relatório sobre o sucateamento da Polícia Civil ao governador João Doria, às autoridades da Segurança Pública e a alguns parlamentares, a deputada estadual Janaina Paschoal se sensibilizou com o problemas enfrentados pelos policiais civis de todo o Estado e se dispôs a destinar emenda parlamentar para ajudar na reforma do Palácio da Polícia Civil de Santos.
A estrutura do prédio está comprometida, prejudicando os serviços prestados e colocando em risco a vida dos profissionais e da população atendida no local. Laudo realizado no prédio apontou que o imóvel não está adequado às normas da construção civil. Entre os problemas detectados estão a presença de manchas de umidade nas paredes, pinturas desgastadas, pisos danificados, deficiência em relação à iluminação em determinados ambientes, ausência de extintores em locais estratégicos e precariedade nas instalações elétricas. Segundo o laudo, caso ocorra um incêndio, o edifício estará desprotegido.
A situação de precariedade do palácio consta no relatório elaborado pelo SINDPESP e entregue à deputada na semana passada. Ao ler o documento, ela solicitou à presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, mais informações sobre a situação do Palácio para que possa apresentar emendas ao Plano Plurianual e, desta maneira, solicitar que parte da verba parlamentar na previsão orçamentária seja destinada ao projeto de renovação do local.
“O ofício que recebemos da deputada Janaina Paschoal é de extrema importância pois demonstra o seu interesse em auxiliar na melhoria da segurança pública estadual, assim como mostrar que o trabalho do sindicato em busca de melhores condições e dignidade aos policiais civis está sendo bem desenvolvido. A sua atitude mostra que nossos representantes políticos estão sensíveis à causa da Polícia Civil, que é uma causa de toda a sociedade”, avalia Raquel Gallinati.
Na manhã desta terça-feira (10/09), Raquel se encontrou com a parlamentar, conversou sobre a situação da Polícia Civil e apresentou os laudos periciais na íntegra e o projeto executivo, com memorial descritivo, especificações técnicas de estruturas e o cronograma financeiro da reforma. Os laudos enviados à parlamentar comprovam a deterioração do prédio, bem como os riscos à população. “Esperamos que mais parlamentares se sensibilizem com a situação de penúria da Polícia Civil e encampem a campanha da segurança pública”, comenta Raquel.