Representando o Sindpesp, a presidente Raquel Gallinati participou do programa Alesp Cidadania da Rede Alesp para falar sobre o tema da violência contra a mulher em cidades pequenas.
Questionada se existe um número suficiente de delegacias destinadas à defesa da mulher no interior do Estado de São Paulo para suprir a demanda de atendimentos, a Dra. Raquel Gallinati explica:
“Infelizmente eu vou ter que falar que existe uma escassez de policiais, dessa forma, nada tem serventia ou valia com delegacias abertas com a ausência de policiais. Temos um déficit na polícia civil do Estado de São Paulo que supera o número de 15 mil policiais. Dessa forma a gente percebe que o anúncio do governo do Estado quando diz que irá ampliar a forma de proteção dessas mulheres vítimas de violência, fica na narrativa superficial de marketing político. Porque a implementação real de políticas públicas está na estruturação da instituição do Estado, que tem a condição real de proteger a vítima e dar uma responsabilização para aquele que praticou o crime.”
O programa também contou com a presença da Dra. Celeste dos Santos, Promotora de Justiça do Estado de São Paulo.