Na quarta-feira, 05 de setembro, a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati e a presidente do SINDPF SP e diretora da ADPF SP, Tania Prado, participaram do Connected Smart Cities, a maior plataforma do Brasil que discute inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas. O evento aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Ambas ministraram palestra no “Workshop – Cidades Seguras: prevenção da violência e promoção da segurança cidadã”, moderado pelo diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques. Em cerca de 20 minutos de exposição, as presidentes falaram sobre índices de violência na cidade e no município de São Paulo, o papel dos governos na segurança pública e a relação entre violência e exclusão social e urbana.
Raquel apresentou números a respeito dos homicídios no Estado de São Paulo, como as taxas de mortes violentas no país, a queda e as identificações de causas prováveis dos homicídios. Ela mostrou ainda dados sobre feminicídio, crime hediondo incluído no Código Penal Brasileiro, desde 2015.
“O feminicídio não é um crime imediato. A violência não é só um tapa na cara ou um soco, mas começa muito antes do crime de fato e pode ser identificada através de inúmeros exemplos, como situações psicológicas em que a mulher é diminuída pelo próprio companheiro ou pelas pessoas que estão ao seu redor, até uma agressão física, atitudes que ocorrem simplesmente pelo fato dela ser mulher”, explicou a presidente do SINDPESP.
Representando a Polícia Federal de São Paulo, Tânia Prado abordou o fortalecimento do papel dos municípios e a sua atuação nas políticas de prevenção, fornecendo como exemplo a Guarda Municipal, e a obrigação dos governos locais em oferecer serviço público de qualidade para reverter o cenário de insegurança.
A diretora do Comunitas, associação privada que visa o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos, Patricia Loyola, fez uma explanação sobre o trabalho de prevenção da violência em Paraty, no Rio de Janeiro.
Após as apresentações, foi aberto espaço para perguntas e considerações finais das palestrantes.