Presidente do SINDPESP participa do 1º Seminário Carreiras jurídicas, Ética, Inovação e Investigação da Digital Law Academy

A presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, foi uma das debatedoras, na noite desta quinta-feira (24/10), do 1º Seminário Carreiras jurídicas, Ética, Inovação e Investigação promovido pelo presidente da Digital Law Academy, Coriolano Almeida Camargo.

Os expositores da noite, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David, e o advogado Leonardo Sica, abordaram os temas ‘Prova na era digital’ e ‘Advocacia, ética e inovação’, respectivamente. E, para debaterem os assuntos, além de Raquel Gallinati, estiveram presentes a presidente do SINDPF-SP  e diretora da ADPF SP, Tania Prado; o presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SP Marília, Gabriel Marques; e a advogada Especialista em Direito Digital e membro da Comissão de Direito Digital da OAB/SP Butantã, Valéria Cheque.

Raquel abriu o debate falando sobre estupro virtual e questionou se já existe alguma decisão do Judiciário em relação a esse tipo de crime. Tania, por sua vez, direcionou seus questionamentos ao advogado Leonardo Sica sobre a prática da advocacia em relação às fake news e o que pode acontecer nos próximos anos.

Em sua apresentação, Ivana falou sobre o olhar do Poder Judiciário em crimes praticados no ambiente virtual e ressaltou que houve um aumento nesse tipo de crime, mas que isso se deve a uma mudança de comportamento da sociedade. “Sempre houve esse tipo de violência, o que diferencia hoje é que o sistema, o estado e a Polícia Judiciária se preparam melhor para receberem esse tipo de informação. A vítima e a sociedade aprenderam com o mundo virtual a lutar pelos seus direitos, a questionar e denunciar aquilo que eventualmente enfrentam”, completa.

Leonardo Sica comentou sobre direito digital, as novas tecnologias e como a utilização e seu aprimoramento podem substituir algumas funções do advogado. “Nós vamos ter tecnologias com conhecimento jurídico embutido nas coisas e isso vai dispensar boa parte do trabalho dos advogados. Mas a profissão nunca vai deixar de existir, ela vai se desdobrar de maneiras diferentes”, diz.

O mestre e doutor em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Ivo Gricoli Iokoi; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Leila Chevtchuk, e outros especialistas, autoridades jurídicas e representantes de entidades de classe marcaram presença no seminário.

Últimas publicações

Navegue por

[postporcategoria]

Publicações por data

Arquivos

teste

Sindpesp na Mídia

Menu